China Comunista x China Nacionalista

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Criados na China dois movimentos: o nacionalista, liderado por Sun Yat-sen e o comunista, liderado por Mao Tse-tung. Movimentos criados, partidos fundados; e em 1930 uma guerra civil declarada. Em 1937, os japoneses que já haviam invadido um território chinês, declararam guerra total à China; ocorre então, um apaziguamento entre nacionalistas e comunistas, que se empenharam na derrota japonesa. O exército da Libertação Popular venceu. A República da China Popular foi proclamada sob controle comunista e os nacionalistas por sua vez, refugiaram-se na Ilha Formosa e ali fundaram a República Nacionalista da China.



A China Comunista é administrada por um governo autoritário, com restrições rigorosas, principalmente, sobre a imprensa. Seu chefe supremo é o Presidente Hu Jintão. A China é alvo de críticas de ONG´s, por causa das graves violações dos direitos humanos como tortura, prisões sem julgamentos, entre outros.
O governo com o objetivo de estabilizar o crescimento populacional, mantém um rígido planejamento familiar, “uma criança por família”. A economia chinesa tem um alto nível de crescimento devido à exportação. Apesar do progresso, ainda existem grandes obstáculos para seu crescimento a longo prazo, um dos motivos seria a diferença do desenvolvimento econômico entre as áreas costeiras e seu interior, o que se tornou intenso com a libertação do mercado, pois, os investidores preferem as áreas de melhor infra-estrutura e mão-de-obra qualificada.




A República da China, conhecida como Taiwan, possuí uma política controversa. Chen Shu-bian comandou Taiwan, e afirmava que o mesmo era um estado independente e soberano. Existem em Taiwan dois movimentos: um que pretende a criação da República de Taiwan e um que é favorável à unificação a China.
O atual Presidente de Taiwan, Ma Ying-jiou, mostra-se aberto a diálogo com a China Comunista. A questão da independência, Ma Ying-jiou diz que esse problema não deverá ser resolvido no período de sua vida, mas exigiu a criação de um sistema diplomático, onde os dois lados reconheceriam suas existências. O governo Bush pressiona Pequim para que trabalhe juntamente com Ma Ying, a situação é complicada, pois, Washington reconhece “uma única China“, mas vende armamento para Taiwan, que é seu maior defensor militar. Com uma economia capitalista, Taiwan tem um alto crescimento de exportação; seu mercado de prostituição é um fator muito influente na economia paralela.
Taiwan faz parte do tratado internacional “Ásia-Pacific Economic Cooperation” (APEC), que é um bloco econômico com o objetivo de transformar o Pacífico numa área de livre comércio, que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.

Durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas Pequim 2008, a delegação de Taiwan foi bastante aplaudida no Ninho do Pássaro. Os atletas taiwaneses insistem em dizer que as Olimpíadas se limitam aos esportes e não envolvem política, temendo que Pequim possa arruinar os jogos ao tentar fundir o esporte e a política. Os taiwaneses também dizem saber da superioridade da China, mas esperaram conquistar medalhas de ouro, esperando que as pessoas queiram saber mais sobre Taiwan.

________________________

Alunas 3º D

•Ana Paula de Moura
•Débora Silva
•Emily Sacchetto
•Izabela de Paula
•Lais Paulon
•Mariana Assunção
•Rebeca Senra
•Victória Cardoso


________________________

Referência Bibliográfica

•http://www.wikipédia.com/

•http://www.comunismo.com.br/china.html

•Livro: Geografia - ensino médio - volume único
João Carlos Moreira - Eustáquio de Sene
Unidade 4 - Industrialização e geopolítica
Capítulo 8 - China "a economia socialista de mercado" pág.333

0 comentários: