Dominação chinesa sobre o Tibet

sábado, 16 de agosto de 2008

Tudo começou por volta de século V dc que foi o século da origem do Tibet, desde então ele existiu como um país independente, com exceção do período que foi invadido pelos mongóis.

Mapa da China e Tibet

A cultura e a civilização tibetana são influenciados pelo budismo (uma religião “importada” da Índia).

Antes da chegada do budismo, o Tibet era uma nação composta por guerreiros que travaram várias batalhas com a China e países vizinhos;

Em uma parte da história do Tibet é importante contar que a Mongólia invadiu a China e passou a governá-la, e deve-se destacar o fato de que os mongóis tinham se convertido ao budismo tibetano, recebendo ensinamentos dos monges do Tibet, ou seja com esse fato já começou a ser criada uma certa “antipatia”dos chineses em relação aos tibetanos.

No século XIII já foi a vez da Mongólia invadir o Tibet e lá manteve a ocupação por 40 anos, depois desse período o território foi devolvido ao chefe do estado tibetano. Com isso ouve uma relação entre os dois países e os chefes mongóis foram recebendo ensinamentos dos tibetanos. A relação que eles mantiveram era sobre tudo religiosa, não envolvia política.

A primeira invasão da China sobre o Tibet aconteceu em 1910 só que isso acabou em 1912 mas com o passar dos anos a China tornou-se comunista, nisso o partido comunista assumiu e invadiu o Tibet novamente.

Assim em 1950, o Tibet foi realmente invadido, mas deve-se lembrar que isso só aconteceu porque a China se tornou um país comunista. E até hoje este domínio chinês acontece e os tibetanos continuam lutando pela sobrevivência de suas origens.

A luta dos tibetanos ocorre em função da defesa de sua cultura e não por serem “contra” o comunismo existente na China, mas como diz o atual Dalai Lama “nós não podemos condenar totalmente a ideologia comunista, particularmente o Marxismo”; O que eles não concordam é com a violência utilizada pelo poder político da China, ou seja assim fica bem claro que a luta deles é simplesmente a favor da continuidade da cultura de seu povo.

E até os dias de hoje é isso que vem acontecendo, a China vem tentando dominar os tibetanos que relutam com todas as forças contra isso.


__________________

Alunos 3ºD:

  • Adriele Mendes
  • Bruna Sueli
  • Elisa Mara
  • Lucas Magno
  • Mariana Starling
  • Priscila Fabrini
  • Roberto Machado
_________________
Fontes de pesquisa:

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/04/253243.shtml


0 comentários: